quinta-feira, 30 de junho de 2011

Khadro Ling

Khadro Ling by .TatianaSapateiro.
Khadro Ling, a photo by .TatianaSapateiro. on Flickr.

Já visitei muitos lugares pelo mundo, mas claro que apenas alguns marcam e se tornam inesquecíveis, seja no Japão, Patagônia, Brasil, Europa, não importa a distância, alguns lugares fazem a diferença, e o Khadro Ling sem dúvida estará para sempre entre esses especiais.
Confesso que até fotografar foi difícil, perdi muita coisa porque apesar do dia estar lindo, o clima e as companhias perfeitas, eu fiquei tão deslumbrada que esquecia de clicar :-)

História do Khadro Ling

"Em 1991, S.Em.ª Chagdud Tulku Rinpoche visitou o Brasil pela primeira vez. Em 1994, foi convidado para vir ao Rio Grande do Sul. Encantado com a beleza da serra gaúcha e com o interesse dos praticantes pelo budismo, Rinpoche procurou terrenos na região para estabelecer um centro.
Em 1995, Rinpoche mudou-se para onde hoje está o Khadro Ling. O centro contava apenas com poucas construções.

Nessa época, o Khadro Ling começou a entrar no roteiro turístico da Serra Gaúcha e a receber grupos de turistas diariamente. Era vontade de S.Ema. Chagdud Rinpoche que todas as pessoas fossem inspiradas positivamente com a visita.

Em 2000, doze praticantes entraram em retiro em uma casa especialmente feita para retiros. Cinco deles fizeram o primeiro retiro de três anos no Brasil sem contato com o mundo externo. Essa é uma prática comum no Tibete, mas, até então, ainda nova no Ocidente, em especial na América Latina.

Em 2001, um novo prédio começou a ganhar vida: a Casa Amitaba, parte integrante de um programa educacional dedicado a diversas ações que lidam com cuidados paliativos, apoio ao luto e prevenção ao suicídio entre jovens.
Mudança de rumos
Em novembro de 2002, durante um retiro com a presença de 250 praticantes de todo o país, Rinpoche morreu após dois dias de ensinamentos e intensa prática espiritual. Incansável, ele ensinou até tarde da noite de sábado, 16 de novembro. Sua morte aconteceu na madrugada do dia 17 de forma extraordinária. Por seis dias, ele permaneceu em um estado de profunda meditação antes de a consciência deixar seu corpo.
A presença física de Rinpoche foi uma grande inspiração, porém sua morte não comprometeu a continuidade de suas atividades. Se o corpo partiu, sua energia se manteve impulsionando lamas e praticantes. Sua esposa, Chagdud Khadro, assumiu a direção espiritual do centro: ensinando, inspirando e realizando projetos.

Terra Pura
O principal deles foi a Terra Pura de Padmasambava, um segundo templo idealizado por Rinpoche. A construção começou em 2003. Artistas e lamas do Nepal e Butão vieram morar no Khadro Ling para decorar e abençoar o prédio.
O trabalho contou com a ajuda de dezenas de pessoas que ofereceram recursos financeiros ou trabalho voluntário. O templo foi concluído em dezembro de 2008 e consagrado num evento com a presença de grandes lamas.
Visite o site da Terra Pura e saiba mais sobre a Consagração.
Esse é apenas um resumo da história do Khadro Ling. A cada dia, novas linhas são escritas pelos praticantes, lamas e visitantes. São eles, e sua intenção de se conectar com o que há de mais puro em suas mentes e corações, que transformam uma terra com alguns prédios e movimentos em um local sagrado."
http://kl.chagdud.org/historia/
Mais fotos do Sul e do Templo aqui:

Um comentário:

  1. curti muito isso...que historia heim???altas fotos.......lindas as bandeirasssss :))))))
    lugar totalmente Zennnnnnnnn

    ResponderExcluir