quarta-feira, 29 de junho de 2011

Catedral de Pedra

Catedral de Pedra by .TatianaSapateiro.
Catedral de Pedra, a photo by .TatianaSapateiro. on Flickr.


" A “Catedral de Pedra de Canela” como é conhecida, possui estilo gótico, a Igreja Matriz da cidade, está situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul.


A Igreja tem 65 m de altura e um carrilhão de doze sinos de bronze, que leva o nome de 'Carrilhão da Independência' e que foi fabricado pela fundição Giacomo Crespi, na Itália, e aqui instalado em 1972. O mesmo ficou sem funcionar por cerca de vinte anos e no final de 2005 voltaram a soar.


O Cônego João Marchesi foi uma das principais figuras da história da comunidade católica canelense. Ele foi o grande idealizador da Igreja Matriz e participou desde a primeira Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio. Seu sepulcro, no interior da Igreja, recebe muitas flores.


Outra verdadeira obra de arte é o altar esculpido em madeira pelo uruguaio Júlio Tixe, como tema da escultura: a Santa Ceia.


A Via Sacra, que ornamenta os dois lados internos da Igreja Matriz, foi confeccionada por Pablo Orona Herrera, escultor e restaurador de arte sacra. Os quadros são feitos de madeira e argila, tendo ao fundo pintura sobreposta de imagens em argila.


Os coloridos vitrais que iluminam a Catedral de Pedra de Canela representam a Ladainha de Nossa Senhora.


No altar, três painéis pintados pelo artista gaúcho Marciano Schimitz retratam a aparição de Nossa Senhora, a Alegoria dos Anjos e a Anunciação. O mesmo artista assina os brasões dos quatro evangelistas.


Nossa Senhora de Lourdes foi escolhida padroeira da Paróquia pela comunidade canelense e foi fundada em 1937."

mais fotos:

Um comentário: