quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quando alguém tem que nos ensinar, já não deixamos de aprender?

por Lorenzo Mendoza | estilo & comportamento
(via Update or Die)

Outro dia estava almoçando com amigos, num certo momento falamos de planos para 2011, o que gostaríamos de fazer, aprender, realizar entre outros planos.

Quase todos os amigos falaram que gostariam de fazer algum curso. Dois queriam aprender sobre fotografia, outro a fazer risotos e outro culinária japonesa. Perguntei se os de fotografia tinham uma câmera, se o do risoto tinha panela e gás encanado e o de japonesa tinha uma boa faca. A resposta para todos foi SIM.

Pensei porque eles precisam de curso? Se todo conhecimento não está disponível, se muitos livros já foram escritos, se muitos tutoriais foram gravados e apesar de tudo por que ainda esperamos pelo ensinamento pronto?

Um MBA ou uma Pós-Graduação demora quase 2 anos para ficar pronto. Quando uma aula é ministrada ela já não está velha, talvez como o jornal que recém saiu da prensa? Não seria necessário aprender a correr atrás daquilo que nos interessa e esse passo inicial faz parte do processo de aprendizado?

Os melhores profissionais que conheci foram os que correram atrás, do advogado que hoje é designer, do economista que virou fotógrafo (Sebastião Salgado) e de tantos outros casos.

Um trechinho aqui do Rubem Alves, que tem excelente insights sobre educação e aprendizado, dentre eles o Professor que deveria espantar, não ensinar.


Um comentário:

  1. Muito bom!!! Gosto muito do Rubem Alves.
    Em relação ao texto do Lorenzo, acho que tem outros motivos pras pessoas quererem fazer cursos: estarem juntas, compartilharem ideias, conviverem não só pela internet, mas ao vivo, olho no olho... beijão!

    ResponderExcluir