terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Xurê



Xurê
Upload feito originalmente por .TatianaSapateiro.
Esta foto do Xurê foi em uma das tardes em que assistíamos o Rio Caraíva, no "camarote" do Pelé.
Xurê estava ajudando os meninos a descarregar a canoa de areia, é do que Xurê vive, de bicos, nesse dia nos contou que ganhou um peixe, que mandou alguém entregar na casa dele e um batia prato de comida, que nós vimos.
Como eu disse Xurê não curte cerveja, ele gosta mesmo é da marvada cachaça, mas gosta tanto que infelizmente esse foi um dos poucos, na verdade o único dia que ele estava totalmente social.
Ele é super simpático, conversa boa, figura, boa gente, fala na família o tempo todo, na língua indígena o nome dele é ANTA e o da mulher, COBRA, vai saber se é verdade, mas que ela é brava isso ela é rs

Xurê nos convidou para ir a casa dele, ele conta com muito orgulho que tem 16 filhos, disse que para fotografarmos a criançada a gente teria que pagar pois eles não iriam deixar rsrsrs
Nós fomos, Xurê não estava, nem tinha dormido em casa, não estavam os 16 mas tinha uma criançada que para nós já pareceria uma escolinha infantil rs

Eu fiquei muito triste lá, fiz essas fotos até porque as crianças e a mulher dele estavam com essa espectativa, compramos uns colarzinhos, água de coco, Johanes conversou até bastante com eles, mas a cada minuto que passava uma sensação de impotência aumentava em mim vendo aquela pobreza enorme, as crianças quase que de ZERO a 16 anos, sujas, com barrigas enormes, e muito pertinho de lindas casas de praia.

Enfim, eu nem ia postar essas fotos, nem falar disso, mas hoje vendo esse vídeo de 1992 no youtube, apesar de tanta pobreza e desgraça pelo mundo, me vieram na hora as crianças do Xurê…



A casa e parte da família do Xurê, na árvore, a mulher dele...










o video que eu revi hoje...





2 comentários:

  1. As fotos são um documento único e precisavam mesmo serem mostradas.
    Assim como aquela menina desafiou o mundo a fazer algo de concreto, essas fotos são um desafio semelhante.

    Beijo e parabéns.

    Zé Martinusso

    ResponderExcluir
  2. Realmente ficou emocionante este relato, é algo que eu sempre gosto de falar, de como os índios verdadeiros donos desta terra foram e ainda estão sendo oprimidos e destruídos a cada dia, já são 509 anos de destruição a qual eles ficam a cada dia mais restritos a suas terras que a natureza lhes deu, eles não usurparam suas terras de ninguém.
    Em todos os países do mundo onde existem reservas indigenas próximas ao homem branco a realidade é a mesma, pobreza e doenças, este é o verdadeiro legado que eles receberam da nossa sociedade "perfeita".

    Estas fotos são muito marcantes e que poderiam ser alvo de uma ótima pauta para uma futura exposição ou editorial.

    Fico feliz e orgulhoso de estar contigo nesta viagem que além de florzinhas e águas maravilhosas você conseguiu imagens únicas.

    Bjs e continue assim com este olhar e sensibilidade

    ResponderExcluir